Mais Soja

1
1
1

Em meio a dificuldade de controle de determinados patógenos, principalmente os que acometem a soja na fase inicial do seu desenvolvimento, o tratamento de sementes com fungicidas é uma das principais ferramentas empregadas. Entretanto, com o aumento dos casos de resistência de patógenos a fungicidas e a limitada oferta de novas moléculas, estratégias alternativas de manejo passaram a ser empregadas, buscando o controle eficiente desses fitopatógenos.


Dalacosta; Furlan; Mazaro (2019), destacam que uma dessas estratégias é o controle biológico, com microrganismos como espécies do gênero Trichoderma, que apresenta alta versatilidade em modos de ação (parasitismo, antibiose, competição) e ainda, induzem resistências nas plantas e produzem sideróforos. Contudo, tendo em vista que o controle biológico utilizando esses microrganismos é utilizado muitas vezes em conjunto com fungicidas e inseticidas no tratamento de sementes, conhecer a compatibilidade entre ambos é determinante para a manutenção da eficiência do controle biológico.


Muitas vezes, a utilização de produtos químicos pode agir de forma indesejada no desenvolvimento do agente de controle biológico, por reduzir seu potencial de ação ou causar inviabilização. Os fungicidas químicos podem afetar o crescimento vegetativo, a viabilidade e a conidiogênese dos antagonistas, afetando os mecanismos de ação ou até mesmo a composição genética. Várias espécies do gênero Trichoderma são relatadas como portadoras de uma resistência inata e ou induzidas a muitos fungicidas, no entanto, essa resistência é diferente em função do fungicida utilizado (Dalacosta; Furlan; Mazaro, 2019). Logo, é necessário conhecer a compatibilidade entre fungicidas e espécies de Trichoderma.


Conforme destacado por Dalacosta; Furlan; Mazaro (2019), diversos estudos foram realizados avaliando a compatibilidade entre as principais espécies de Trichoderma e ingredientes ativos de fungicidas registrados para o tratamento de sementes de soja. Ainda que distintas metodologias tenham sido empregadas em avaliações nos diferentes estudos, de modo geral se observa a concordância entre compatibilidade e incompatibilidade (Tabela 1).







Tabela 1. Estudos de compatibilidade/incompatibilidade de Trichoderma spp. com ingredientes ativos de fungicidas.


Adaptado: Dalacosta; Furlan; Mazaro (2019)

Mais a fundo, um estudo conduzido por Dalacosta (2019) avaliou a compatibilidade dos principais produtos utilizados no tratamento de sementes de soja, com duas formulações de Trichoderma harzianum (grânulos dispersíveis em água e suspensão concentrada), utilizando as dosagens recomendadas pelos fabricantes. Conforme resultados observados, o tratamento contendo a combinação de ingredientes ativos tiofanato metílico/ fluazinam causou efeito fungicida sobre o T. harzianum, independente da formulação de Trichoderma utilizada (Tabela2).


Cabe destacar que Dalacosta (2019) assim como outros autores também analisaram a compatibilidade do ingrediente ativo carbendazim com espécies de Trichoderma, entretanto, por determinação da Anvisa, desde 21 de junho de 2022, está suspensa a importação, produção, distribuição e comercialização desse ingrediente ativo (Anvisa, 2022).


Tabela 2. Crescimento micelial (cm) e inibição (%) das duas formulações de Trichoderma em meio de cultura modificado com os produtos químicos na dose de bula, após 72 horas em BOD a 25±2 °C.


Adaptado: Dalacosta; Furlan; Mazaro (2019)

Logo, deve-se ficar atento ao utilizar os ingredientes ativo tiofanato metílico/ fluazinam em conjunto com o Trichoderma harzianum no tratamento de sementes da soja para não comprometer a viabilidade do fungo e eficiência de controle de patógenos.


Figura 1. Efeito de diferentes ingredientes ativos no desenvolvimento de T. harzianum.


Adaptado: Dalacosta; Furlan; Mazaro (2019)



Vaja mais: Trichoderma em trigo – Fungo pode atuar na promoção do crescimento e incremento da produtividade




Referências:


ANVISA. AGROTOXICOS: ANVISA DETERMINA SUSPENSÃO CAUTELAR DO AGROTÓXICO CARBENDAZIM. AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária, 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-determina-suspensao-cautelar-do-carbendazim >, acesso em: 03/08/2022.


DALACOSTA, N. L.; FURLAN, S. H.; MAZARO, S. M. COMPATIBILDIADE DE PRODUTOS À BASE DE TRICHODERMA COM FUNGICIDAS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES. TRICHODERMA: USO NA AGRICULTURA. Cap. 12, 2019. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1117296/trichoderma-uso-na-agricultura >, acesso em: 03/08/2022.


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)



 


 

Buobe Ad

Sugestões para você de acordo com o assunto Agronegócio no Brasil.
Recomendado

Assine a nossa newsletter

    Receba novos conteúdos no seu e-mail todos os dias às 11 horas da manhã.

Mais Soja

Autor: Prof. Dr. Argemiro Luís Brum Na expectativa do relatório de oferta e demanda do USDA, anunciado neste dia 12/08, a partir de um quadro climático que sempre preocupa, as cotações da soja, em Chicago, registraram altas nesta semana. O primeiro mês cotado chegou a bater em US$...
Compre Rural

Davi Gabriel Lopes Oliveira trabalhava fazendo a limpeza do armazém de grãos quando o acidente aconteceu, parte da soja armazenada no interior cedeu, soterrando o jovem. O post Técnico em agropecuária de 20 anos morre soterrado em silo de soja em MT apareceu primeiro em Compre Rural .
Suino

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) surpreendeu as expectativas do mercado e revisou para cima os números da safra 2022/23 de soja do país. A produtividade da oleaginosa passou de 57,72 para 58,17 sacas por hectare, o que puxou a produção de 122,6 para 123,31 milhões de...
Mais Soja

 O mercado brasileiro de soja teve uma semana de poucos negócios, com alguma melhora na comercialização durante os dias de pico nos preços. As cotações, no acumulado da semana, subiram, acompanhando a sinalização dos contratos futuros na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). Em Passo Fundo...
Mais Soja

FECHAMENTOS DO DIA (11/08): O contrato de soja para agosto22 fechou em alta de 1,26% ou $ 21,25 cents/bushel a $ 1710,0. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 1,45%, ou $ 20,75 cents/bushel a $ 1456,0. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em...
Portal Agrolink

O Mato Grosso do Sul teve dia ausente de movimentos ou negócios para a soja, de acordo com informações da TF ...
Portal Agrolink

No estado do Rio Grande do Sul o mercado da soja segue positivo, mas o produtor segue no aguardo, segundo informações da...
Mais Soja

A Boa Safra Sementes e a gestora de investimentos independente Suno Asset lançaram seu primeiro Fiagro, o  SNAG11 . O fundo híbrido, com ativos imobiliários e de crédito em sua composição, tem rentabilidade-alvo de CDI +3% ao ano, isenção de imposto de renda e ausência de taxa de performance. O...
Mais Soja

A primeira estimativa da área da oleaginosa é de 16,8 milhões de hectares, um aumento de 4,3% em relação ao ciclo anterior. Ja o milho  pode sofrer queda anual de quase 5% em sua área, enquanto trigo permanece em 5,9 milhões de hectares. Após 6 anos de queda na área, soja volta a subir com...

Conteúdo patrocinado
Conteúdo patrocinado